segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O Artista

Pintor e desenhista autodidata Natural de Poá - SP aos 07 de fev de 1946 Tendo iniciado na arte aos seis anos de idade, maneja o pincel com muita habilidade, colocando as formas e cores com uma facilidade digna dos grandes mestres. Em sua existência sempre aspirou ser artista, necessitando da pintura e do desenho tanto quanto o ar que respira, portanto a arte de desenhar e pintar, é o que mais deseja na vida. O hábil desenhista tem uma necessidade febril em esboçar e pintar suas marinhas e paisagens, em qualquer hora do dia ou da noite, sempre utilizando sua técnica "a la prima". Sua filosofia de vida está no desenho e na pintura, a qual se resume em um só objetivo, " Ser pintor, e pintar tudo o que é belo, não para si, mas para a humanidade". Seu maior desejo é ver sua obra ostentada e imortalizada. Durante sua carreira que se arrasta por mais de meio século, recebeu vários prêmios em várias categorias e modalidades, troféus , ouro, prata, bronze, menções honrosas, mas para si mesmo considera como o maior prêmio, o reconhecimento da sua arte. Atualmente sua maior vibração é passar para os alunos, todo o conhecimento técnico adquirido no decorrer dos anos, com a compensação de poder olhar para trás e ver que a perda de suas horas de lazer durante toda sua infância e adolescência adquirindo técnicas, não foi em vão, muito pelo contrário, é hoje de grande valia para orientá-los com a facilidade de um verdadeiro mestre. (Texto do livro dos dez anos da ABD- Rio das Ostras, 06/ fev / 2004)

Pastando ao amanhecer


Óleo sobre tela 50x70 cm
Esta tela eu pintei tentando retratar as manhãs frias do meu estado- São Paulo- atraves da respiração do potrinho.

Pier do centro - Rio das Ostras - RJ


Este painél foi pintado na praia do centro de Rio das Ostras - RJ onde procurei mostrar a beleza da praia com seu pier e o magnífico pôr do sol com seus raios refletindo na água atraves das colunas e também a atividade dos pescadores com suas embarcações humildes.

Casa de caiçara


Óleo sobre tela 60x80 cm
Esta tela foi pintada por inspiração e para retratar um de meus sonhos. Sempre quis morar próximo ao mar numa casinha simples onde pudesse apreciar as noites de lua cheia. Essa tela marca também uma fase da minha pintura onde a noite enluarada passou a ser o tema principal. houve uma época em que eu expunha meus trabalhos na feira de artes do Embú SP e quando encerrava as atividades, já era noite. Então eu ia a um restaurante que ficava na praça da matriz e continuava pintando a igreja do Embú à noite, e para poder ver o que estava pintando, eu ficava embaixo de um poste com uma arandela com pouca luz e ia pincelando todas as nuances que são próprias da noite enluarada e as frestas de luz que saíam da igreja pelas janelas e portas me deram a inspiração desta tela da Casa de Caiçara.

Painéis do Sambaqui da Tarioba


Você já visitou o museu do Sambaqui da Tarioba que fica atras da casa da Cultura de Rio das Ostras? Lá estão os painéis que pintei e doei para o Museu. São cinco painéis e medem aproximadamente 15 metros de extensão e foram pintados em 21 dias. Neles retratei como era Rio das Ostras há 4 mil anos atrás, com sua flora e fauna. Vale a pena conferir
Veja toda a sequência de como eu fiz essa pintura em vídeo no You Tube.
É só clicar neste link abaixo:

Pescadores ao Luar


Óleo sobre tela 80x100 cm
Essa foi a primeira tela que pintei quando me mudei para Macaé-RJ. Era uma noite de agosto de 1992. Eu estava sentado em minha varanda me deliciando da brisa noturna que vinha do mar e acompanhava atentamente os movimentos das ondas que pareciam querer vir até mim para me abraçar desejando-me boas vindas, havia sobre a superfície um mágico brilho prateado que cintilava sem parar, que vinha da lua cheia que aparecia timidamente por trás das nuvens e vinha de mansinho, de vez em quando me espreitar. Ah! Eram minhas preces que estavam naquele momento sendo tendidas após longos anos de pedidos que fiz ao Pai Celestial, que me desse pelo menos uma vez na vida a oportunidade de poder apreciar um espetáculo como aquele para que eu pudesse em alguma tela retratar... der repente ouvi um pipocar estranho que entrecortava o espocar das ondas, e no lusco-fusco surge a silhueta de uma pequena embarcação que vagarosamente atravessa aquele magnífico cenário. Corri desesperadamente para meu atelier e no velho e amigo cavalete aquela tela puramente branca em algumas horas satura-se de cor vindas de meu pincel que febrilmente fora agitado, arrastado e esfregado nela tantas vezes proporcionando a alegria de poder retratar mentalmente, aquela cena que durante muitos anos de minha vida, sonhara por aquele momento.
Ela foi usada pela Telemar para Cartão telefônico da série Rio dasOstras - RJ

Forte Marechal Hermes - Macaé - RJ


Óleo sobre tela 100x200 -
Vista aérea do Quartel - Forte Marechal Hermes de Macaé - RJ
Acervo do Gabinete de Comando do Forte

Batalha de Guararapes


Esta tela foi uma releitura do Artista Victor Meirelles cujo original que mede 400x700 cm, está no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
A releitura que pintei no meu atelier em Macaé-RJ no ano de 1996 mede 250x500 cm está permanentemente exposta no Comando Militar do Sudeste - Ibirapuera - São Paulo.

Minha Maior Pintura-Mural do CMSE



Esta é minha maior pintura. É um mural que mede 6 metros de altura por 12 metros de comprimento. Ele está permanentemente exposto no Comando Militar do Sudeste que fica atrás da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no parque do Ibirapuera na Capital paulista. É uma releitura do famoso quadro de Pedro Américo: "Independência ou morte" que é acervo do Museu do Ipiranga. Foi o maior desafio que enfrentei até hoje em minha carreira artística, pois copiar a obra desse grande Mestre foi para mim, um verdadeiro teste de fé, esperança, dedicação, perseverança e principalmente muita paciência. OBS: O Original de Pedro Américo que está no Museu do Ipiranga em São Paulo mede 4 metros de altura por 7 de comprimento.

Canudos


Óleo sobre tela 100x200 cm
Esta tela eu pintei por encomenda para O Comando Militar do Leste e foi inaugurada pelo Ministro do Exército Gen Zenildo no Museu do Exército-Forte Copacabana- Rio de Janeiro

Ancouradouro


Óleo sobre painel 100x100 cm

Desejos -


Acrílico sobre tela de bagum 70x100 cm
Este painel foi pintado em 2007 para comemorar meus 55 anos de pintura.

Canavial


Acrílico sobre Tela 120x130 cm
Esta pintura foi feita com uma tecnica que consiste em pintar toda a tela e depois retirar a tinta com a espátula para conseguir o efeito.

domingo, 14 de setembro de 2008

O Caminho que leva à vida


Esta tela eu ofertei à S.Santidade O Papa João Paulo II por ocasião de sua vinda ao Brasil em 1980 - Eu fazia parte da segurança e consegui entregar pessoalmente a obra e recebi das mãos do Cardeal Paul Marcincus um terço de prata e um chaveiro foleado a ouro com a esfinge do Papa. Posteriormente recebi da Secretaria de Estado do Vaticano uma carta em agradecimento pelo quadro ofertado à S.Santidade.

Algum lugar do passado



Algum do lugar do passado foi o título que dei para esta pintura porque ela foi inspirada em algum lugar do meu passado e que retrato por uma vaga lembrança que tenho de algum lugar assim, mas onde? Quando? Sinceramente não sei... Toda vez que ouço aquela música que foi tema do Filme "Em algum lugar do passado." me vem na mente essa cena maravilhosa com a lua cheia entre as núvens, o mar, as palmeiras...

Rua de Parati - RJ


Óleo sobre tela 60x80 cm

Ponte Marília de Dirceu - Ouro Preto -MG

Óleo sobre tela 38x55 cm

Igreja N.S. da Conceição - Ouro Preto


Óleo sobre tela 50x70 cm